Sonhos e visões

 

por Wesley Cavalheiro

E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;” (Bíblia, RA, Joel 2:28)

Não estou me propondo a discorrer sobre a realização de sonhos e visões e muito menos comentar sobre a diferença entre estes. Já há muito dito, escrito, e explorado sobre o assunto. Realizar sonhos está na ordem do dia da literatura contemporânea. A quantidade de livros, com títulos os mais sugestivos e inspiradores para a realização de projetos e sonhos é impressionante. Sua classificação vai da autoajuda à administração, passando pela psicologia. Entretanto, o que observo de mais comum nas pessoas e em algumas organizações é a falta de sonhos. Daí, como realizar o que não existe?

A falta de o porquê lutar, do porquê viver, da falta do sonho de construir algo talvez seja um dos mais graves males da sociedade contemporânea. Somos tão absorvidos pela rotina, pelas circunstâncias, pelas preocupações e pelos impulsivos desejos do “quero muito e rápido” que perdemos a capacidade de sonhar, de visionar, de nos propor a divagar na elaboração dos passos, e de se empenhar na captação dos recursos. Até tentamos. Há momentos em que uma clareira se abre durante nossa jornada e nela vemos céu, sol, estrelas, astros que indicam posição e dão orientação de rumo. Por instantes divagamos e nos deixamos levar para outro lugar, em outro tempo, onde tudo é diferente e nos sentimos realizados, prósperos, satisfeitos e felizes. Mas logo passa. A clareira é pequena, a vida continua e somos absorvidos pela selva do cotidiano com seus perigos e medos.

Dia a dia estamos perdendo a capacidade de sonhar. Sonhar é inerente ao ser humano. É a parte divina do ser humano, pois é a fonte da criação. Criar é um dos elementos que nos identifica com o Criador. Sonhar é vital para nossa sobrevivência, tal como o ar, a água, o alimento. Sonhar é algo intuitivo, natural. Assim, se não sonhamos, somos seres amputados. Mas fomos amputados não hoje ou ontem. Somos amputados quando nos deixamos levar pela massa dos acontecimentos; sendo guiados por um piloto automático programado não sabemos nem mesmo por quem, que para alguns, por um ser abstrato chamado “destino”… ou “o sistema”… ou “a vida”… ou “o carma”….; quando nos deixamos seduzir pelo brilho ilusionista do momentâneo ao nos deixamos enclausurar pelas decepções e frustrações. Sonhar e ter visão nos remete ao futuro, à construção de algo ainda não materializado, à essência do propósito da criação.

A frase de abertura deste texto foi proclamada por um profeta israelita chamado Joel centenas de anos antes de Cristo. Nela, a um povo carente de esperança, cercado por fatalidades, escravizados na luta pela sobrevivência, modelados segundo uma cultura imposta, abre-se uma clareira. O sol e os astros aparecem. A despeito da devastação, das agruras, dos aguilhões, da teimosia do cotidiano, uma intervenção quebra a cadeia viciosa e recupera o que foi perdido. Uma intervenção especial que recompõe a capacidade de sonhar e de vislumbrar dias de auto-realização. Uma intervenção alinhada com o componente divino; possuidora de energia vital que, além de sustentar, capacita a manter os olhos voltados para os céus de onde se obtém a orientação para a permanência do rumo correto.

Ouça:
Grandes transformações só acontecem por obra dos sonhadores

Veja:
Reach

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <www.Lumen2You.net>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s