Deus é o dono de tudo

 

por Wesley W. Cavalheiro*

Um dos pontos da secular tensão entre capitalismo e comunismo foi o direito à propriedade privada. O único postulado do comunismo ao qual o capitalismo não aquiesceu foi o da propriedade privada. Um dos princípios do capitalismo ao qual o comunismo aquiesceu foi o da propriedade privada (vide as mudanças político-econômicas na China contemporânea).

A sensação de posse é algo inato ao ser humano. Faz-lhe bem. Dá segurança, em consequência, equilíbrio emocional. Se o que quisermos estiver em nossas mãos, é como se o destino e a vida estivessem controlados. Até que chegam as catástrofes, as fatalidades, ou ainda as crises financeiras. A partir daí há uma substituição de sensações: a segurança é substituída pela desesperança. Até que uma mão amiga é estendida e com ela somos invadidos pelo refrigério de novas possibilidades.

Certa vez, visitei um casal na zona rural. Era uma casa simples, com piso de barro. Convidaram a um café. As duas únicas xícaras estavam em uma bandeja ao chão, debaixo da mesa. Uma estava com a asa quebrada e a outra com a borda lascada. Ao ser servido o café, a ação de graças: “Senhor, vos damos graças porque nada nos falta…

Outro dia, conversando com um gerente de uma organização governamental, ouvi atentamente suas dificuldades com apertado orçamento familiar… prestação da casa, do carro, da escola dos filhos, do empréstimo bancário… os juros… a inflação… o arrocho salarial…

O quanto é o suficiente? Talvez o quanto seja necessário para nos saciar da sensação de poder. As sensações enganam. Mesmo assim, as buscamos continua e freneticamente.

A posse é isso – uma sensação, não mais do que uma sensação. Do mesmo modo que o é a falta da posse. Ambas não resistem ao inexorável: há algo maior que cada um de nós. Algo que não podemos controlar nem ditar regras de funcionamento. Daí, só resta um caminho: estar alinhado com Aquele que possui e que controla tudo e todos.

Viver pela fé é isso. É não se subordinar às sensações, nelas confiando como suficientes para nossa segurança. É confiar que ao Criador pertencem todas as coisas, quer visíveis quer invisíveis, e que Ele nos faz participantes de suas riquezas, quer visíveis quer invisíveis. É agir alinhado com os princípios espirituais que regem a vida – reconhecer a propriedade e o poder de Deus sobre tudo e todos; tê-lO como fonte única do atendimento das nossas necessidades e desejos; administrar a nossa vida, incluindo os bens que Ele tem colocado em nossas mãos, segundo os Seus interesses; compartilhar nossas capacidades visando o bem comum; etc. – cumprindo o papel que nos cabe no contexto ao qual estamos inseridos.

Medite: 1) Sou governado pelas sensações ou pelos princípios espirituais do Reino de Deus? 2) Quanto é o suficiente para mim? 3) Há uma harmonia entre o papel que me cabe em minha geração e as minhas ações, as financeiras em particular?

Palavras de sabedoria: Viver pela fé é agir de acordo com os princípios espirituais que regem a vida.

Sabedoria da palavra: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Bíblia, RA, Salmos 24.1); “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos” (Bíblia, RA, Ageu 2.8)

 

Viva compaixão

(*) Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Organizacional, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <www.Lumen2You.net>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s