Eternidade, a maior riqueza

por Wesley W. Cavalheiro*

Volta e meia me pego em uma “sinuca de bico”: por um lado não quero morrer, por outro, vivo em constante desconforto neste mundo. A cada dia sou exposto, ou me exponho, a circunstâncias que geram angústias, decepções, sombras, inquietações.

Copio o Pr. Ed René Kivitz: “Vivemos em uma sociedade cheia de paradoxos. Ao mesmo tempo, e com a mesma intensidade, com que temos raiva de bandidos e marginais, também temos raiva de um sistema penitenciário que coloca duzentos homens em um recinto onde só cabem trinta. Da mesma forma que se tem raiva de pessoas que ateiam fogo em ônibus e agridem, tem-se raiva de um Estado onde já não se sabe mais quem defende o cidadão e quem se junta,e até mesmo financia, aos bandidos para agredir.

Vivemos em uma sociedade iníqua, maldita, diabólica, onde a maldade não está apenas de um lado, a maldade tem vários lados. Nós vivemos numa sociedade onde as vítimas e os algozes se confundem. E quem sabe aqueles que, num determinado dia, são vítimas e no outro dia são algozes, numa ciranda onde, nesse ciclo vicioso, a maldade é retroalimentada pela revolta dos corações humanos.

Neste contexto, as igrejas cristãs formam pequenos ou grandes clubes, dirigindo suas ações e orações a preocupações internas, seus pequenos mundos, suas pequenas circunstâncias, seus conflitos intestinais… e os dias vão passando. A religião cristã não responde a estas inquietações. A tradição evangélica tampouco. O consenso evangélico menos ainda. E o nosso coração continua insatisfeito, angustiado, sedento…”.

No meu caso particular, ainda acrescentaria o descompasso entre o esforço e a dedicação e os resultados destes. A falta de resultados, as decepções, e as frustrações esmorecem.

Jesus, no chamado “Sermão do monte” anuncia: “O Reino de Deus chegou!”. Em outras palavras – o céu está aqui e agora! Jesus, em sua mensagem, nos apresenta uma alternativa aos paradoxos deste mundo: a vivência da eternidade no lugar e no momento em que estamos. Aqui e agora! Vivenciar o reino de Deus aqui e agora nos propicia conviver com os paradoxos desta vida de modo saudável – espiritual, psicológica, emocional, e materialmente.

Quando Paulo, o apóstolo, fala que “as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo”, apresenta uma das maiores preciosidades do reino de Deus: a ressignificação da existência. Em Cristo temos a oportunidade de ajustar a bússola do nosso destino bem como a balança que pesa nossos valores. Daí Jesus dizer que “o reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”.

Há uma citação atribuída a Martinho Lutero que diz mais ou menos assim: “se tivermos um pouquinho de fé, vamos conseguir chegar ao céu. Mas se tivermos uma fé madura, perceberemos que o céu já chegou até nós”.

A eternidade não é um tempo vindouro, futuro. A eternidade é um estado de espírito no qual só existe um tempo: o presente. O passado nada mais é do que a interpretação que damos ao que já experienciamos. O futuro é a projeção do que visionamos hoje. O céu está disponível aqui e agora para os que estão dispostos a dar tudo para vivenciá-lo! Este é o meu desafio!

Medite: 1) Quão bem, ou quão mal, eu convivo com os paradoxos deste mundo? 2) De que modo a eternidade é uma opção para mim? É uma expectativa para após a morte ou algo que vivencio já?; 3) O quanto estou disposto a pagar para experienciar o reino dos céus aqui e agora?

Palavras de sabedoria: se tivermos um pouquinho de fé, vamos conseguir chegar ao céu. Mas se tivermos uma fé madura, perceberemos que o céu já chegou até nós.

Sabedoria da palavra: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.” (Bíblia, RA, Marcos 1.15)

 

Viva compaixão

(*) Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Organizacional, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <www.Lumen2You.net>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s