Criando oportunidades*

por Wesley Cavalheiro

Uma pessoa empreendedora é aquela que em uma pilha de sucata vê a criação de uma escultura maravilhosa. Uma pessoa empreendedora é aquela que, ao dirigir em meio a uma velha e caída parte da cidade, vê um novo projeto urbanístico. Uma pessoa empreendedora é aquela que vê oportunidades em todas as áreas da vida.

Ser empreendedor é manter os olhos abertos e a mente ativa. É ser qualificado o suficiente, confiante o suficiente, bastante criativo, e disciplinado o suficiente para aproveitar as oportunidades que aparecem… a despeito das condições adversas, particularmente as econômicas.

Uma pessoa com uma atitude empreendedora “descubra o que pode antes de agir”. Faz o dever de casa; faz pesquisa. Está preparada. É criativa. Faz tudo o que pode na preparação do que está por vir.

Pessoas empreendedoras veem o futuro no presente. Pessoas empreendedoras encontram uma maneira de tirar proveito de uma situação, não serem atropeladas por ela. Pessoas empreendedoras não são preguiçosas. Elas não esperam a oportunidade chegar; elas vão atrás da oportunidade. Às vezes, criam as próprias oportunidades. Empreender significa sempre encontrar uma maneira de se manter trabalhando ativamente em direção ao objetivo.

Empreender é duas coisas. A primeira é criatividade. É necessário criatividade para perceber o ambiente e para moldar o que se vê em vantagem própria. É necessário criatividade para olhar o mundo de modo diferente. É necessário criatividade para se ter uma abordagem diferente. Para ser diferente.

A segunda coisa anda de mãos dadas com a criatividade: a coragem de ser criativo. É preciso coragem para ver as coisas de forma diferente; coragem para ir contra a multidão; coragem para ter uma abordagem diferente; coragem para ficar só, se assim tiver que ser; coragem para escolher a atividade sobre a inatividade.

Finalmente, ser empreendedor não é algo apenas relacionado à capacidade de fazer dinheiro. Ser empreendedor envolve um significado profundo de identidade; sentir-se bem o suficiente sobre si mesmo; ter a suficiente autoestima; buscar contribuições que farão diferença no futuro. Fazendo isso, aumenta-se a confiança, a coragem, a criatividade e a autoestima, a própria natureza empreendedora.

Um Coach é alguém que apoia a pessoa disposta a empreender, potencializando recursos, encurtando distâncias, explorando possibilidades.

Veja:

Tendo boas ideias

Visão criativa

Medite: 1) O que sonho, ou que já sonhei, em fazer, mas que ainda não consegui o progresso satisfatório? 2) Como me planejei realizar o que sonhei? 3) Como tenho controlado a execução das ações planejadas? O quanto tenho sido criativo(a)? O quanto tenho arriscado?

Palavras de sabedoria: Pessoas empreendedoras não esperam a oportunidade chegar. Vão atrás das oportunidades. Às vezes, criam as próprias.

Sabedoria da Palavra: Tudo é possível ao que crê. (Bíblia, RA, Ev. Marcos 9.23) Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Bíblia, RA, Hebreus 11.1)

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <www.Lumen2You.net>

(*) texto inspirado e adaptado sobre matéria de Jim Rohn, publicado em http://www.jimrohn.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s