Escolhendo Coachs

por Wesley Cavalheiro

Eric Schmidt, ex Chefe Executivo do Google, afirmou certa vez que “Todo mundo precisa de um Coach”. Escolher esta pessoa é uma tarefa importante e crítica. Deveríamos ter várias destas pessoas ao longo da nossa vida. Um Coach é alguém que nos dedica uma considerável energia, alguém que tem um interesse muito focado em nós. Por isso, escolher um Coach deve ser uma decisão sábia.

O processo de seleção de um Coach se inicia com uma visão clara de quais são nossos objetivos na vida, tanto para a carreira profissional quanto para a vida pessoal.

Se estamos iniciando nossa vida profissional, deveríamos escolher como Coach alguém que tenha uma grande bagagem de experiência profissional. Se estamos começando uma família e estamos enfrentando os ajustes do novo estilo de vida que nos impõem a vida conjugal e os filhos, deveríamos escolher como Coach alguém que já tenha vários anos de vida conjugal e cujos filhos já estejam em fases da vida bem mais adiantadas. Qualquer que seja o caso, o Coach deve ser uma pessoa com uma bagagem que possa servir como instrumento para nos apoiar a alcançar nossos objetivos mais importantes nas diversas áreas da nossa vida.

Selecionar um Coach não é apenas uma questão de encontrar alguém que gostemos ou nos sintamos confortáveis em conversar. Devemos nos certificar de que a pessoa que escolhermos tenha uma genuína história de sucesso. É impressionante o número de pessoas que veem apenas a superficialidade e cujos parâmetros de sucesso sejam tão fúteis. Mesmo pessoas experimentadas podem cometer erros nesta área. Um exemplo pode ser visto ao examinarmos revistas especializadas de cinco a seis anos atrás e constatarmos que as empresas tidas como bem sucedidas na época, atualmente não estejam tão bem. Quem possa ter sido considerado como bem sucedido no passado, pode, hoje em dia, constatar que seu sucesso não teve um bom fundamento. Aquilo que chamamos de sucesso deve resistir ao teste do tempo.

Além de escolher um Coach com base na capacidade de atingir metas, devemos escolher pessoas cujo histórico de vida possua identificação com os nossos objetivos. Idealmente, o Coach representa tanto o que queremos alcançar quanto o que queremos ser.

Escolher uma celebridade ou uma figura pública como um Coach pode ser uma escolha questionável. Se possível, escolhamos um Coach com quem realmente possamos desfrutar um tempo e com quem gostemos de ter conversas e ideias a explorar.

Também é importante que o Coach tenha algum tipo de reconhecimento da sociedade em sua capacidade de treinar outras pessoas. Um certificado de uma instituição de classe é um bom reconhecimento.

Por fim, um dos aspectos mais importantes na seleção de um Coach é o fato que raramente se pode separar as realizações tangíveis das pessoas das qualidades de seu caráter. Mais do que sua conta bancária ou patrimônio, o testemunho de sua conduta na vida é o que mais vale.

 

Veja:

O que é Coaching?

Medite: 1) Quais são meus principais desafios hoje em dia? 2) Quais as pessoas que conheço que podem me apoiar a vencer estes desafios potencializando recursos e resultados? 3) Quais os parâmetros que uso para selecionar, dentre as possíveis pessoas, a mais apropriada?

Palavras de sabedoria: Todo mundo precisa de um Coach – Eric Schmidt

Sabedoria da Palavra: Escolham pessoas … irrepreensíveis… moderadas, sensatas, respeitáveis… aptas para ensinar… experiente… de boa reputação…. (Bíblia, NVI, 1Timóteo 3.1-7, contextualizado)

 

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <Lumen4You.net>

Um comentário sobre “Escolhendo Coachs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s