O milagre do desenvolvimento pessoal

por Wesley Cavalheiro

Um dia, um mestre disse a seu discípulo “Se você quiser ser próspero e feliz, aprenda muito bem esta lição: aprenda a trabalhar mais em você do que no que você faz no seu trabalho”.

Desde que aprendi isto, tenho trabalhado em meu próprio desenvolvimento pessoal. Esta é uma das mais desafiadoras metas que podem existir. Desenvolvimento pessoal dura a vida inteira.

Há algo mais importante do que o que podemos, ou queremos, ter: nós mesmos. A grande pergunta a se fazer não é “O que eu ganho com isso?” ou “Quanto estou ganhando?”. Ao invés disso, devemos nos perguntar “No que estou me tornando?”. Receber e transformar são como irmãos siameses. O que nos tornamos influencia diretamente no que recebemos. Pense nisto: a maior parte do que você tem hoje, você atraiu por ter se tornado a pessoa que é.

Por exemplo, uma renda financeira raramente ultrapassa o desenvolvimento pessoal. Pode acontecer de alguém receber uma grande quantia por uma questão de sorte. Entretanto, a menos que a pessoa aprenda a lidar com as responsabilidades que vêm junto, a renda normalmente recua para o valor anterior ao ganho. Se alguém te entrega um milhão de reais, você se tornou milionário por um atalho. Um homem muito rico certa vez disse “Se você pegar todo o dinheiro do mundo e dividir igualmente entre todas as pessoas, cedo a situação retornará ao estado original” (veja- se o exemplo de ganhadores de loteria que, em pouco tempo, gastaram todo o dinheiro).

É difícil manter o que não foi obtido pelo desenvolvimento pessoal. Isto vale tanto para bens materiais, incluindo as finanças, quanto para os valores emocionais, passando por todo tipo de relacionamento.

Um dos grandes princípios da vida: Para ter mais do que você já obteve ou ganhou, se torne mais do que você é.

Nisto devemos concentrar a maior parte da nossa atenção. Caso contrário, somente poderemos lidar com o axioma da não mudança, seja qual for: A menos que você mude como você é, você sempre terá o que já tem.

Medite: 1) Quais as mudanças pessoais que experimentei nos últimos três anos? 2) Quais as ações que tenho tomado para o meu desenvolvimento pessoal? 3) Quais os aspectos de meu jeito de ser nos quais há margem para mudança?

Palavras de sabedoria: A menos que você mude como você é, você sempre terá o que já tem.

Sabedoria da Palavra: Deus também os predestinou a fim de serem conformes a imagem do seu Filho [Jesus Cristo]. (Bíblia, TB, Romanos 8:29); Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (Bíblia, RA, Filipenses 3:12)

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <Lumen4You.net>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s