Aproveite o máximo do seu dia*

por Wesley Cavalheiro

Quando foi a última vez que você reclamou de que não tinha o que fazer? É muito provável que você não se lembre. A verdade é que a maioria de nós não consegue encaixar em um período de 24 horas todas as atividades planejadas na agenda diária. Um erro muito comum, que a maioria das pessoas comete, é tentar encontrar tempo ao invés de fazer mais tempo!

Como é possível fazer tempo?

Primeiro, defina seus objetivos mais importantes. O desejo ardente de alcançar um objetivo específico nos motiva a fazer o tempo que é necessário para realizar as ações pertinentes. Tome notas especificas em como você utilizará o tempo extra. Você vai despendê-lo fazendo telefonemas pessoais, teleconferências, participar de reuniões de treinamento, fazendo novos contatos?

Segundo, mapeie seu tempo. Registre como você gasta cada hora. A maioria do tempo é desperdiçada não em horas, mas em minutos. Um balde com um pequeno furo no fundo fica tão vazio quanto o que é deliberadamente chutado.

Terceiro, organize seu tempo de forma a fechar o vazamento. Esteja consciente de que cada minuto que não trabalha para você, trabalha contra você.

Para tirar o máximo proveito do seu tempo, experimente as seguintes ações de economia de tempo comprovadamente efetivas:

  • Monitore as interrupções diárias habituais. Observe quanto você pode eliminar imediatamente, cortando ou delegando. Separe um período específico para telefonemas, fazer apresentações, manter-se informado do andamento do trabalho, participar de reuniões de treinamento, ler e enviar e-mails. Estes períodos específicos nem sempre funcionam. Acontecimentos inesperados ocorrem e exigem flexibilidade na programação. Entretanto, quando há um plano para organizar e investir o tempo, aquele período extra, previamente estipulado, estará disponível.
  • Analise seu ciclo de energia. Identifique o período do dia em que você está no seu auge, tanto física quanto mentalmente. Agende tarefas desafiadoras para estes períodos de pico de energia, em que você vai, consequentemente, realizar mais em menos tempo. Eu tenho mais energia nas primeiras horas da manhã do que na parte da tarde. Então, busco preferencialmente executar as atividades críticas pela manhã. Para algumas pessoas ocorre exatamente o oposto. São pessoas da noite e, logo, trabalham melhor neste período.
  • Pense sobre o tempo do mesmo modo que você pensa sobre dinheiro. Quanto mais sabiamente você investir no seu tempo, maior será o rendimento. Antes de investir tempo em uma determinada atividade, pergunte-se: “Há alguma coisa de maior rentabilidade que eu poderia estar fazendo?” Lembre-se que fazer contatos presenciais e apresentações sempre será o que de mais rentável você pode fazer!

Aproveite o máximo da sua vida fazendo o melhor de cada minuto, cada hora, todos os dias!

 

Medite: 1) Quais são os três mais importantes objetivos que tenho? 2) Em quais atividades meu tempo é dispendido durante a semana? Há alguma atividade que possa deixar de ser feita por mim? 3) Há alguma coisa de maior rentabilidade que eu poderia estar fazendo agora, neste momento?

Palavras de sabedoria: “Um erro muito comum que a maioria das pessoas comete é tentar encontrar tempo ao invés de fazer mais tempo!”.

Sabedoria da palavra: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu… (Bíblia, RA, Eclesiastes 3.1)

Veja:

Eu estou aqui. Eu estou agora. Eu sou este momento.

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional pelo GCC – Global Coaching Community (Alemanha), ECA – European Coaching Association (Alemanha/ Brasil), ICI – International Association of Coaching Institutes, e Metaforum Internacional – Akademie Für Kompetenzentwicklung (Itália/Alemanha/Brasil). Contatos: <Lumen4You.net>

(*) Texto baseado em mensagem de Paul J. Meyer

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s