Fatos Portadores de Futuro

por Wesley Cavalheiro

Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Jesus, o Cristo – Bíblia, RA, Mateus 16.3)

Alguns dos sinais sobre os quais escrevemos nos textos anteriores são sinais com características muito peculiares. São chamados de FPF – Fatos Portadores de Futuro.

FPF são pequenos acontecimentos, insignificantes até, mas com um potencial de desdobramento e crescimento incríveis. Vão se tornar grandes acontecimentos. Foi a respeito deste tipo de sinal que o profeta Zacarias profetizou “Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra” (Bíblia, RA, Zacarias 4.10).

Os FPF tanto podem gerar grandes fatos positivos quanto negativos; tanto adversidades quanto oportunidades. Se identificados em seu embrião, podemos nos preparar apropriadamente para as adversidades e aproveitar plenamente as oportunidades.

Perceber uma pequena mudança de comportamento do cônjuge, do filho, do companheiro de trabalho, do mercado, requer perspicácia e discernimento. O mundo das drogas algumas vezes começa pelo desequilíbrio emocional; uma carreira de sucesso algumas vezes começa por uma função humilde; grandes contratos algumas vezes requerem trabalhos gratuitos; um produto de sucesso pode começar por um fracasso (vide o exemplo dos “post it”, aqueles papeizinhos autocolantes da 3M, fruto de uma cola que não colava).

Algumas pessoas associam a capacidade de percepção de FPF a fatores extra-sensoriais tais como intuição, inspiração ou mesmo orientações espirituais. Tais fatores constituem crenças e estas, por definição, são de foro íntimo e, portanto, estão fora de discussão. Entretanto, convido a ponderar que limitar a capacidade de percepção de FPF constitui um reducionismo não saudável, afinal, se condiciona de forma radical o destino da pessoa ou organização a elementos imponderáveis.

A capacidade de percepção de FPF pode ser desenvolvida e é diretamente proporcional ao desprendimento e à atenção do observador. É preciso estar desprendido de conceitos pré-formulados para estar aberto a possibilidades; desprendido da zona de conforto para ter disposição de empreender e arriscar; desprendido de modelos, sejam mentais ou de processos, para se vislumbrar inovações. É preciso estar intencionalmente atento aos detalhes que envolvem fatos e circunstâncias. Tais características podem ser aprendidas e desenvolvidas.

Em um mundo com cada vez mais competitividade, com sociedades cada vez mais homogêneas, com pessoas e famílias sendo direcionadas para caminhos duvidosos, identificar e se aproveitar de um FPF fará toda a diferença para o sucesso ou o insucesso de um sonho e de um projeto.

Medite: 1) quais oportunidades você e sua organização já perderam por não discernirem um FPF? 2) o quanto que estar condicionado a conceitos, modelos e a uma situação prejudicaram a percepção do desenvolvimento de tendências? O quanto que a desatenção aos detalhes prejudicaram a percepção do desenvolvimento de tendências? 3) o que de insignificante está acontecendo agora ao seu redor mas que pode se desdobrar em algo grande, poderoso?

Palavras de sabedoria: “A capacidade de percepção de FPF pode ser desenvolvida e é diretamente proporcional ao desprendimento e à atenção do observador.”

Sabedoria da palavra:Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Jesus, o Cristo – Bíblia, RA, Mateus 16.3)

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional e Treinador Comportamental formado pelo Instituto de Formação de Treinadores (https://lumen4you.net/agenda/ift/). ‘Seguir’ e contatos: <www.Lumen4You.net/contato>

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s