Fatores críticos de sucesso

por Wesley Cavalheiro

Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Jesus, o Cristo – Bíblia, RA, Mateus 16.3)

Quando Jesus falou aos seus interlocutores que eles não discerniam sinais, ele se referia a um tipo específico de sinal. Eles não discerniram um sinal importante, crucial. Não distinguiam o mais importante dos sinais: a própria pessoa de Jesus, quem Ele era, o que significava e no que iria de desdobrar. Existem fatos que são críticos. São os chamados Fatores Críticos de Sucesso, ou FCS.

Os interlocutores de Jesus eram zelosos das coisas de Deus. Viam a si mesmos como guardiões da verdade até que o Messias viesse. O Messias chegou e eles não perceberam. Seu trabalho foi “perdido”.

FCS são os pontos chave que definem o sucesso ou o fracasso de um objetivo definido, seja pessoal ou organizacional. São elementos que, acontecendo ou não, dependendo do caso, podem arruinar todo o intento.

Podemos fazer muitas coisas por nós mesmos, pelo nosso desenvolvimento pessoal e profissional, mas algumas coisas são críticas. Podemos ainda fazer muitas coisas por nosso cônjuge e por nossos filhos, mas algumas delas são decisivas. As organizações podem fazer muitas coisas por seus colaboradores, por seus parceiros, por seus clientes, mas algumas são fundamentais. Por serem críticas, não devem e não podem deixar de serem acompanhadas e de sofrerem interferências, conforme necessário.

Algumas vezes as pessoas sentem-se injustiçadas, traídas, azaradas ou perseguidas, porque investiram muito esforço em um relacionamento ou trabalho e não tiveram a retribuição equivalente ao esforço. Vale a pena verificar se no muito que se empenharam estava incluído fazer ou evitar aquilo que era realmente crítico e indispensável. Se não estava, o esforço foi energia gasta à toa. Atribuir a culpa a fatores imponderáveis e se fazer de vítima é uma característica comum do ser humano. Sorte é estar preparado quando um evento ocorrer; azar é estar despreparado.

Uma das maneiras de se preparar para os acontecimentos é um planejamento que considere a listagem dos possíveis desdobramentos ou dos novos fatos de influência, e os riscos associados. E aqui temos o ‘pulo do gato’: calcular o risco. Normalmente as pessoas associam risco à probabilidade de um evento ocorrer. Entretanto, o risco é uma função: da ameaça, do quanto estamos preparados para a ameaça e, caso ela ocorra, o quanto seremos afetados. Assim, para a probabilidade de um evento ocorrer, o risco tanto pode ser grande como pequeno: o grau dependerá do quanto estamos preparados e quão afetados seremos caso ele ocorra. E toda e qualquer atividade possui pelo mesmo um risco embutido.

Os dois erros mais comuns que tenho constatado com alguns clientes são: a) não dimensionar os riscos; e b) correr riscos maiores do que pode suportar. Ambos constituem aventuras inconsequentes, ou seja, é muito comum constatar pessoas que vivem, seja no âmbito pessoal ou profissional, em constante leviandade. O agravante é que ouço dizerem que “quem não arrisca não petisca”. É o sofisma do autoengano. Concordo que ousar e arriscar sejam mandatórios para ser bem sucedido. Mas isso é bem diferente de se entregar a aventuras inconsequentes.

Os FCS devem ser sempre monitorados o mais próximo possível, sob o risco de se confrontarem com desastres irreversíveis.

Medite: 1) quais são os fatores críticos para a consecução dos meus sonhos ou projetos?; 2) quais são os fatores críticos nas atividades da minha empresa; 3) como tenho me preparado para as intercorrências indesejáveis?

Palavras de sabedoria: “Sorte é estar preparado quando um evento ocorrer; azar é estar despreparado…”

Sabedoria da palavra:Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Jesus, o Cristo – Bíblia, RA, Mateus 16.3)

 

Viva compaixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional e Treinador Comportamental formado pelo Instituto de Formação de Treinadores (https://lumen4you.net/agenda/ift/). ‘Seguir’ e contatos: <www.Lumen4You.net/contato>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s