Mojo – o que é?

por Wesley Cavalheiro

Mojo, segundo Marshall Goldsmith, “é o espírito positivo, a partir do que estamos fazendo agora, que começa de dentro e irradia para o exterior”. É o momento quando fazemos algo que é pleno de propósito, poderoso e positivo e o resto do mundo reconhece isto. O Mojo está no máximo quando nós estamos vivenciando prazer e significado no que estamos fazendo e comunicando esta experiência ao mundo ao nosso redor.

Originalmente, Mojo se refere a uma crença folclórica em poderes sobrenaturais de amuletos inseridos em um tecido. Com o passar do tempo a palavra evoluiu para significar um senso de espírito positivo e direção, especialmente nos pontos de inflexão dos esportes, negócios e política.

Meu amigo Peter Esteves exemplifica bem uma experiência de mojo que teve quando jovem ao promover uma virada no jogo de seu time de basquete. Assista “clicando aqui”.

Mojo aparece com vários disfarces. Algumas pessoas o têm em quase tudo o que fazem, não importa quão sem prazer a atividade possa parecer aos outros. Alguns o têm, o perdem, e parecem que não podem tê-lo de volta. Alguns o perdem e o recuperam. E há aqueles que o tem em algumas áreas da vida mas em outras não.

O Mojo tem um papel vital em nossa busca por significado e felicidade, uma vez que envolve dois pontos simples: amar o que se faz e compartilhá-lo com o mundo.

Quatro ingrediente necessitam ser combinados para se ter um grande Mojo: identidade, resultado, reputação e contentamento.

identidade é sobre o que pensamos sobre nós mesmos. É uma questão bem mais sutil do que parece. Não diz respeito ao o que as outras pessoas pensam que somos, tampouco ao que fazemos, mas sim de como nós percebemos a nós mesmos. Sem um firme manuseio de nossa identidade nós nunca seremos capazes de entender porque ganhamos – ou perdemos – nosso Mojo.

resultado diz respeito sobre nossas recentes realizações. Estes são os resultados que tem significado e impacto. Este também é uma questão mais sutil do que parece porque normalmente subestimamos ou superestimamos nossos resultados baseados em quão fácil ou difícil foi alcança-los. Devemos olhar para os resultados sob duas perspectivas: (1) o que agregamos à tarefa; e (2) o que a tarefa nos deu. A menos que possamos honestamente colocar um valor ao que fizemos ultimamente, não seremos capazes de criar ou recuperar nosso Mojo.

reputação é o que as outras pessoas pensam sobre nós. Sobre como colegas de trabalho, clientes, amigos, familiares e algumas vezes estranhos, avaliam nosso desempenho – e o comunicam ao resto do mundo. Embora não tenhamos total controle sobre a nossa reputação, há muitas coisas que podemos fazer para manter ou aperfeiçoa-la, o que pode, por sua vez, ter um enorme impacto em nosso Mojo.

contentamento diz respeito à consciência sobre o que podemos mudar e o que está fora do nosso controle. Superficialmente, contentamento é ser realista acerca do que nós podemos e do que não podemos mudar em nossas vidas e resignarmo-nos a estes fatos. Quando o Mojo desvanece, a causa inicial é, frequentemente, a falha em aceitar o que é – e fazê-lo com a vida.

Estamos na 2ª década do 21º século. Os desafios em nossa sociedade ferem nossas vidas pessoais. Os profissionais estão trabalhando mais horas e sentindo mais pressão do que nunca antes. As novas tecnologias nos mantém conectados 24 horas durante os 7 dias da semana. Os limites entre o que é profissional e o que é pessoal, entre trabalho e casa são cada vez mais obscurecidos. A busca por significado e prazer é um desafio cada vez maior e mais importante do que nunca.

As boas novas são que para todos os desafios existem simples – mas nem sempre fáceis – soluções. Algumas destas soluções são óbvias, algumas não tanto intuitivas, mas todas ao nosso alcance e podem ser aplicadas e utilizadas tanto no âmbito dos negócios, esportes, atividades sem fins lucrativos, quanto pessoais.

Quer desenvolver seu Mojo? Recuperá-lo? Teremos prazer em apoia-l@. Contate-nos! 

Mais sobre MOJO 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s