Eneagrama – Tipo Três: A necessidade do sucesso

EneaSimbol1Tipo Três: A necessidade do sucesso 

por Richard Rohr

O Três encontra o caminho para a sua virtude de veracidade somente quando ele toma o caminho doloroso do autoconhecimento e encara as mentiras da sua vida de frente.

O Três é a pura compulsão do coração, porque mesmo suas asas (Dois e Quatro) são baseadas no coração. O Três é o mais desconectado de seus próprios sentimentos e o que mais fica em sintonia com os sentimentos de um grupo ou audiência. O Três quando jovem sabia, como um saudável Seis, que todas as coisas passam e que a sua única segurança real está em Deus. Mas, aos poucos, por meio do incentivo de outros devido aos seus muitos talentos naturais e boa aparência, e os elogios de outros por suas realizações e vitórias, a confiança em Deus é substituída pela confiança em sua própria competência e eficácia.

O Três tem uma forte necessidade de ter sucesso, e ele costumam alcançar. Sua autoestima vem de EneaSimbol2competência no mundo exterior. Ele prospera em louvor, reconhecimento e admiração. Ele pode desempenhar qualquer papel que qualquer grupo possa esperar dele. Seu pecado raiz é “ilusão” (dourar a verdade para que venda!). Ocorre que, antes de qualquer coisa, ele ilude e engana a si mesmo. Ele fica tão envolvido em detectar os sentimentos dos outros, a fim de incorporar as expectativas e valores de qualquer grupo em que estão, que fica totalmente fora de contato com suas próprias verdadeiras motivações e necessidades de afirmação.

O Três cria uma imagem superficial que parece ser boa, que pode ser vendida, e que vai ganhar. A maioria dos Três parece otimista, jovem, inteligente, dinâmico, eficiente e altamente produtiva. Mas muitas vezes há um medo terrível e profundo no Três de que não seja amado caso não seja bem sucedido.

O Três encontra o caminho para a sua virtude de veracidade somente quando ele toma o caminho doloroso de autoconhecimento e encara as mentiras da sua vida de frente. Sua conversão é muitas vezes disparada por uma grande falha. Sua “queda da Graça” aos olhos dos outros é, na verdade, uma desconexão da Graça de Deus e do seu amor incondicional. Ele resgata a sua alma infantil e encontra sua verdadeira identidade e força quando firmado no Senhor (Isaías 40:31), como um Seis saudável faria. O Três saudável é capaz de usar seus dons extraordinários e energia para ajudar outras pessoas com competência e eficácia, bem como motivá-las a descobrir o seu próprio potencial. Muitas coisas não aconteceriam no mundo se não tivéssemos pessoas do Tipo Três.

 

Adaptado de “The Enneagram: A Christian Perspective”, págs. 46, 81-89, e de “The Enneagram: The Discerniment of Spirits” (DVD e CD)

Portal para o Silêncio: “ Eu quero ver tudo – meu pecado e meu dom”.

Outras matérias relacionadas bem como acesso à descrição dos outros Tipos:

Eneagrama: um panorama (1) segue

EnneaLumen segue

Qual o seu Tipo de Personalidade do Eneagrama segue 

Tipo um: a necessidade de ser perfeito segue 

Tipo dois: A necessidade de ser necessário  segue

Tipo Três: A necessidade do sucesso  segue

Tipo Quatro: A necessidade de ser especial  segue 

Tipo Cinco: A necessidade de compreender  segue 

Tipo Seis: A necessidade de segurança  segue 

Tipo Sete: A necessidade de evitar a dor  segue 

Tipo Oito: a necessidade de ser contra  segue 

Tipo Nove: a necessidade de evitar  segue 

 

Um comentário sobre “Eneagrama – Tipo Três: A necessidade do sucesso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s