Eneagrama – Tipo Quatro: A necessidade de ser especial

EneaSimbol1Tipo Quatro: A necessidade de ser especial  

por Richard Rohr

O dom o Quatro redimido é equanimidade ou equilíbrio emocional.

O Quatro é o tipo do conflito da tríade coração (Dois, Três e Quatro). Sua alma infantil é o Um. Ele tenta desesperadamente criar um mundo exterior de beleza e simetria porque, originalmente, sabia ser uma parte essencial de um mundo perfeito (o Um tem a necessidade de ser perfeito). Talvez devido a experiências dolorosas de perda na infância, a vida do Quatro é moldada pela saudade. Ele olha para a frente para o dia em que o grande amor virá (de volta), e ele está convencido que este grande amor vai resgatá-lo.

O Quatro pode culpar-se por experimentar a rejeição ou a privação e, desse modo, ele se considera EneaSimbol2“mal”. O Quatro preso em si mesmos pode produzir repetidamente situações em que é rejeitado ou abandonado. O Quatro tem que estar deprimido ou sofrer de vez em quando para ficar feliz. Quanto maior a dor e depressão, mais criativo o Quatro pode se tornar.

O pecado raiz do Quatro é a inveja. Ele imediatamente vê quem tem mais estilo, classe, gosto ou talento do que ele. Dentro de um Quatro há uma criança lutando com sentimentos de inferioridade: “Eu não mereço ser amada. Eu preciso fazer uma impressão de modo que eu não seja esquecida e abandonada novamente”. O Quatro se esforça para ser esteticamente atraente, para ser excepcional, criativo, ou para parecer excêntrico. Anseia para ser autêntico, mas raramente se permite desfrutar de modo pleno quando isso acontece. “Eu vou ser especial” é o mantra do Quatro. Toda a sua vida é uma busca de autenticidade. As crianças, a natureza e tudo o que irradia originalidade desperta nele o desejo de simplicidade e naturalidade que perdeu em algum ponto.

O Quatro viveu todos os espaços emocionais e experiências, de agonia ao êxtase. Ele conhece todas as nuances do sentimento e entende a alma humana melhor do que ninguém. O Quatro redimido pode lidar com sensibilidade com vida real – e não apenas com dramas imaginários. Trabalhar para a paz e a justiça é bom para o Quatro. Nisto ele tem de lidar com a sujeira do mundo, que não pode ser esteticamente transfigurada. Tal compromisso social também o ajuda a regressar ao Um de sua alma infantil.

O Quatro coloca seus dons para trabalhar o despertar de um senso de beleza e harmonia em seus arredores. Ele é altamente sensível e quase sempre artisticamente bem dotado. Eles é capaz de transformar o negativo e experiências de perda em algo bonito e universalmente válido, seja um poema, uma canção, uma obra de arte, ou uma ação de desobediência civil.

O dom do Quatro redimido é a equanimidade ou equilíbrio emocional. Se ele pode admitir que ele vive em Deus e Deus em nele, a sua alma virá à autenticidade profunda e equilíbrio que ele desejava. Ele vai finalmente conhecer o seu verdadeiro eu.

 

Adaptado de “The Enneagram: A Christian Perspective”, págs. 46, 98-103, 107-108, 111, e de “The Enneagram: The Discerniment of Spirits” (DVD e CD)

Portal para o Silêncio: “ Eu quero ver tudo – meu pecado e meu dom”.

Outras matérias relacionadas bem como acesso à descrição dos outros Tipos:

Eneagrama: um panorama (1) segue

EnneaLumen segue

Qual o seu Tipo de Personalidade do Eneagrama segue 

Tipo um: a necessidade de ser perfeito segue 

Tipo dois: A necessidade de ser necessário  segue

Tipo Três: A necessidade do sucesso  segue

Tipo Quatro: A necessidade de ser especial  segue 

Tipo Cinco: A necessidade de compreender  segue 

Tipo Seis: A necessidade de segurança  segue 

Tipo Sete: A necessidade de evitar a dor  segue 

Tipo Oito: a necessidade de ser contra  segue 

Tipo Nove: a necessidade de evitar  segue 

 

Um comentário sobre “Eneagrama – Tipo Quatro: A necessidade de ser especial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s