Eneagrama – Tipo Cinco: A necessidade de compreender

EneaSimbol1Tipo Cinco: A necessidade de compreender   

por Richard Rohr

O Cinco redimido associa seu conhecimento à busca por sabedoria e se emprenha por um compreensivo conhecimento do coração.

O Cinco parece ser o “mais cabeça” de todos os tipos da razão (cinco, seis e sete). Sua experiência primal como um Oito de alma infantil foi da ordem absoluta de Deus e do gênio de controlar todas as partes de um universo em trabalho. O Cinco vai para dentro da mente para encontrar o poder que lhes foi negado, ou negou a si mesmo, no mundo externo.

O pecado do Cinco é a avareza (ou ganância), e eles são avaros por o conhecimento, pensamentos, ideias, silêncio e espaço. Para ele, o conhecimento é poder e ele nunca saberá o suficiente para preencher o vazio que sente por dentro. O Cinco sempre precisa de mais um curso, um outro livro, outro retiro silencioso. Ele está sempre observando, na maioria das vezes a partir de um ponto seguro. O Cinco passa a maior parte de suas vidas atrás de um vidro unidirecional, através do qual ele pode olhar para fora, mas não vai deixar que outros olhem ao reverso.

O Cinco tenta não ser arrastado para o turbilhão de sentimentos e acontecimentos mas, ao contrário, EneaSimbol2desenvolve seu próprio tipo de “objetividade”. É importante para ele manter a calma, pelo menos externamente, e manter suas emoções sob controle. Na realidade, a maioria dos Cinco tem uma vida emocional intensa. Mas no momento em que algo acontece, é como se suas emoções ficassem bloqueadas e começam a retroceder mancando. Em princípio, o Cinco registra algo com os olhos, ouvidos e cérebro; ele pode permanecer ao lado do evento com objetividade aparente. Assim que fica só, ele começa a avaliá-lo – a partir de sua razão. É assim que ele gradualmente entra em contato com suas emoções, se fizerem o processo completo.

O desapego pode ser visto como a virtude do Cinco. O Cinco pode ser um excelente ouvinte e conselheiro. A sua capacidade de se afastar emocionalmente pode ajudar aqueles que procuram conselho para avaliar sua própria situação com mais clareza. Mas o desapego também pode ser visto como a maior fraqueza do Cinco. Entre as tarefas da vida do Cinco está o aprendizado do compromisso e a ação. O Cinco tem que se apaixonar “apaixonadamente”. “Aprender a amar” é um de seus grandes desafios, porque ele se trava pela sua vontade de distância. O Cinco que não se permite “perder a cabeça” no amor fica incompleto. Sem isso, ele permanece emocionalmente mesquinho durante toda a sua vida.

Meditação e oração são para o Cinco fontes de poder cruciais. O Cinco precisa cultivar o seu mundo interior a fim de encontrar a coragem para dedicar-se ao mundo exterior. Este último só se torna possível quando o mundo interior é ‘experienciado’ como menos ameaçador, quando tenha encontrarado repouso e segurança em Deus e, portanto, em si mesmo. Pela meditação sobre a Encarnação, ou seja, o compromisso e a paixão de Cristo, sua prontidão para sujar as mãos e na cura dos seres humanos pelo toque, é possível reconectar o Cinco à sua alma infantil, o Oito.

O Cinco redimido associa seu conhecimento à busca por sabedoria e se emprenha por um compreensivo conhecimento do coração. Ele tem um poder interior silencioso e sé carinhosamente emocional, amoroso, educado, hospitaleiro e gentil – ao mesmo tempo protegendo fortes limites pessoais.

 

Adaptado de “The Enneagram: A Christian Perspective”, págs. 46, 115, 116, 121, 124, 127, e de “The Enneagram: The Discerniment of Spirits” (DVD e CD)

Portal para o Silêncio: “ Eu quero ver tudo – meu pecado e meu dom”.

Outras matérias relacionadas bem como acesso à descrição dos outros Tipos:

Eneagrama: um panorama (1) segue

EnneaLumen segue

Qual o seu Tipo de Personalidade do Eneagrama segue 

Tipo um: a necessidade de ser perfeito segue 

Tipo dois: A necessidade de ser necessário  segue

Tipo Três: A necessidade do sucesso  segue

Tipo Quatro: A necessidade de ser especial  segue 

Tipo Cinco: A necessidade de compreender  segue 

Tipo Seis: A necessidade de segurança  segue 

Tipo Sete: A necessidade de evitar a dor  segue 

Tipo Oito: a necessidade de ser contra  segue 

Tipo Nove: a necessidade de evitar  segue 

 

Um comentário sobre “Eneagrama – Tipo Cinco: A necessidade de compreender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s