Eneagrama – Tipo Oito: a necessidade de ser contra

EneaSimbol1Tipo Oito: a necessidade de ser contra   

por Richard Rohr

O Oito pertence à tríade do instinto. Sua alma infantil é carente e vulnerável – um pequeno Dois. O conhecimento primário do Oito foi que Deus era o afetuoso, alimento, proteção, empatia, relacionamento e compreensão total do quão necessários todos nós somos. Logo no início ele descobre que a regra forte e o fraco são reprimidos, então ele decide ser forte e poderoso, assumindo o trabalho de Deus para si mesmos e tentam proteger os vulneráveis e indefesos.

O Oito em baixa saúde negar a sua própria vulnerabilidade interior. “Eu nunca vou chorar. Eu vou fazer os outros chorarem”, ele diz. Ele é visto como o Tipo mais negativo e pode ser cruel, rude e indelicado. Mas não desanime com isso; tão somente se lembre de que há uma criança vulnerável por trás de todas estas bravatas. O Oito é muito mais brando e gentil do que parece! Ele tem uma paixão pelos pobres, EneaSimbol2pelos fracos e os oprimidos e, como a Madre Teresa, uma Oito saudável, transparece as melhores qualidades de sua alma infantil, o Dois.

A necessidade central do Oito é a necessidade de ser contra. O Oito se opõe a você e gosta quando você recua. Esta é a sua forma indireta de intimidade. Ele pensa que, porque gosta de uma boa luta, você gostaria também. A agressão do Oito vem das entranhas e é dirigida contra tudo o que ele percebe como hipocrisia e injustiça. Vingança e retaliação são como o Oito não saudável tenta obter de volta o equilíbrio da balança da justiça. Para ele, “Quem não é por mim é contra mim”, e o mundo está dividido em amigos e inimigos. O fenômeno mundial do terrorismo sai da energia de “justiça retaliativa”, ou vingança, que é muitas vezes a maneira de o Oito não saudável agir.

É muito importante para um Oito o olhar poderoso e de estar no controle. Ele tem dificuldade em admitir erros, porque isso poderia parecer fraqueza. Porque o Oito conhece seus próprios pontos fortes e vê imediatamente as fraquezas dos outros, ele se coloca acima das outras pessoas. Quando você está realmente fraco e desamparado, o instinto protetor do Oito é despertado e ele vai fazer de tudo para ajudá-lo. Mas assim que você expressa em qualquer forma que você tem o poder, o Oito vai provar que eles têm mais poder do que você. Você raramente vai ganhar uma disputa com um Oito.

A raiz do pecado do Oito é a luxúria, mas no sentido alemão da palavra, que tem a conotação de paixão. Somente o encontro com a verdade pode libertá-lo. O Oito exige a honestidade das pessoas ao seu redor e desmascarar imediatamente o comportamento desonesto, devendo aprender a exigir isso de si mesmo também. Eles deve reconhecer e reconhecer a criança inocente, vulnerável e angustiada em sua própria alma.

O Oito redimido, que aceitou a sua própria fraqueza, vai descobrir que o lado positivo da luxúria é o dom da paixão, paixão no duplo sentido de um amor poderoso da vida e da prontidão de sofrer por justiça. O Oito Redimido, como Martin Luther King Jr., pode ser maior que a vida e pode proteger os outros com sua força e vitalidade, em vez de dominá-los. Mais do que qualquer outro tipo, o Oito bem desenvolvidos têm o dom de liderar outras pessoas ao seu potencial real. Eles são “a mãe tigresa” e “o pai tigre” para aqueles que precisam.

 

Adaptado de “The Enneagram: A Christian Perspective”, págs. 47, 162, 163-164, 166, 167, 168-169, 170, 173 e 176 e de “The Enneagram: The Discernimento f Spirits” (DVD e CD)

Portal para o Silêncio: “ Eu quero ver tudo – meu pecado e meu dom”.

Outras matérias relacionadas bem como acesso à descrição dos outros Tipos:

Eneagrama: um panorama (1) segue

EnneaLumen segue

Qual o seu Tipo de Personalidade do Eneagrama segue 

Tipo um: a necessidade de ser perfeito segue 

Tipo dois: A necessidade de ser necessário  segue

Tipo Três: A necessidade do sucesso  segue

Tipo Quatro: A necessidade de ser especial  segue 

Tipo Cinco: A necessidade de compreender  segue 

Tipo Seis: A necessidade de segurança  segue 

Tipo Sete: A necessidade de evitar a dor  segue 

Tipo Oito: a necessidade de ser contra  segue 

Tipo Nove: a necessidade de evitar  segue 

 

Um comentário sobre “Eneagrama – Tipo Oito: a necessidade de ser contra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s