Eneagrama – Tipo Nove: a necessidade de evitar

EneaSimbol1Tipo Nove: a necessidade de evitar   

por Richard Rohr

O dom do Nove é ação decisiva. Ele sabe que deve assumir seu pequeno e honesto lugar em um plano muito grande.

O Nove já soube uma vez que tudo na vida gera em torno do o amor e todas as coisas estavam interligadas, funcionais e eficazes. Sua alma infantil tinha o otimismo e motivação do Três – que tudo pudesse ser trabalhado e corrigido, porque Deus é Amor. É um universo eficaz e viável. Quando parece que não é verdade, ele desiste; ele para tentar encontrar qualquer outro modelo. “Se o amor não funcionar, então é basicamente um universo incoerente e quero sair, ou pelo menos eu me recuso a cooperar.”

O Nove está no centro da tríade instinto. Sua resposta à onda de choque de percepção é “Tudo isso é EneaSimbol2muito. Eu não vou sentir isso. Estou vou cair fora”. Seu pecado é chamado de preguiça, uma descrição fraca para a sua falta de energia focada. Ele passa a vida tomando o caminho mais fácil. Ele gosta de procrastinar e constantemente precisa de um fogo aceso sob ele. O Nove gosta de ir com a onda.

Ele muitas vezes se considera uma pessoa simples e descomplicada e apresenta-se deste jeito. Isso faz com que lidar com o Nove seja fácil. O Nove é honesto; ele não tem motivos ocultos. O Nove é muito humilde. Ele gosta de ficar em segundo plano e cultivar a autoimagem de não ser ninguém especial. Uma vez que o Nove não se leva muito a sério ou exige atenção, ele muitas vezes é negligenciado pelos outros – o que o machuca, embora raramente admita.

Quase tudo do mundo exterior que se aproxima do Nove é cansativo e desgastante. Ele gasta sua energia evitando ou amortecendo os conflitos internos e externos e reprimindo sentimentos fortes. Quando chega ao ponto em que ele não pode mais se mover, ele tem absoluta necessidade de ajuda externa na forma de amor e atenção. Isto faz maravilhas para ele, mas é apenas um começo. A tarefa da vida do Nove consiste em descobrir e desenvolver seus sentimentos de autoestima e sua própria unidade interna, a fim de tornar-se independente de impulsos externos contínuos.

O Nove é um pacificador natural. Precisamente porque ele próprio muitas vezes não tem um ponto de vista claro, ele é capaz de mudar e aceitar qualquer ponto de vista. Ele pode entender os dois lados e trazê-los juntos sob o mesmo guarda-chuva. O Nove de alguma forma harmoniza todas as energias conflitantes presentes em uma reunião. Talvez seja porque o seu ego não esteja interferindo. Talvez seja a paz de seu corpo, recusando-se a ser incomodado por tudo. Resistência pacífica brota naturalmente para um Nove.

Ao contrário da energia de alta tensão carregada pelas suas asas Oito e Um, que arrepiam com sua paixão e compromisso pela justiça e por um mundo melhor, o Nove é um profeta gentil. Seu brilho pacífico é desarmante. Ele pode trabalhar de forma muito eficaz precisamente porque é indireto. O Um e o Oito assustam e afastam os outros para longe; as pessoas se sentem ameaçados por eles. O Nove, ao contrário, desperta a confiança e, assim, as pessoas que ficam muito mais dispostas a trabalhar com eles.

A conversão do Nove ocorre quando ele é levado a sério e colocado dentro de uma estrutura onde ele pode ver que é capaz de fazer as coisas – e que os outros o amam e acreditam nele, assim como Deus. Sua dádiva, como sempre, é o oposto de seu pecado. É uma ação decisiva como a de um saudável Três. Ele sabe que deve tomar o seu pequeno e honesto lugar em um grande plano. Então, ele pode confiantemente fazer a sua parte, porque confia em que esteja sendo usado, apesar de si mesmo, como qualquer pessoa.

Adaptado de “The Enneagram: A Christian Perspective”, págs. 47-48, 180, 181-182, 184, 187-188, 192 e de “The Enneagram: The Discernimento f Spirits” (DVD e CD)

Portal para o Silêncio: “ Eu quero ver tudo – meu pecado e meu dom”.

Outras matérias relacionadas bem como acesso à descrição dos outros Tipos:

Eneagrama: um panorama (1) segue

EnneaLumen segue

Qual o seu Tipo de Personalidade do Eneagrama segue 

Tipo um: a necessidade de ser perfeito segue 

Tipo dois: A necessidade de ser necessário  segue

Tipo Três: A necessidade do sucesso  segue

Tipo Quatro: A necessidade de ser especial  segue 

Tipo Cinco: A necessidade de compreender  segue 

Tipo Seis: A necessidade de segurança  segue 

Tipo Sete: A necessidade de evitar a dor  segue 

Tipo Oito: a necessidade de ser contra  segue 

Tipo Nove: a necessidade de evitar  segue 

 

Um comentário sobre “Eneagrama – Tipo Nove: a necessidade de evitar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s