Criadores de Oportunidades

Kairospor Wesley Cavalheiro*

Eu cresci uma criança extremamente tímida, assim como tantos outros leitores.

A introspecção e a timidez me caracterizaram. Esta característica, por sua vez, me proporcionou desenvolver outra: uma capacidade aguçada de observação.

Observei diferentes tipos de pessoas. Dentre estes, um se destaca pelo potencial de influencia na sociedade. São pessoas que desenvolvem um senso de mutualidade. Sua cosmovisão se expressa a partir do pronome “nós”. Em cada situação, encontram uma maneira de falar sobre “nós” e criar uma ideia sobre “nós”. Com elas, aprendi a me colocar no ponto de vista a partir do qual as pessoas se tornam aproveitadoras de oportunidades com os outros e para os outros.

Kairós, na mitologia grega, era o deus do momento certo ou oportuno. Era filho de Chronos, o deus do tempo e das estações. Kairós era cabeludo na frente e careca atrás. A maneira de pegá-lo era pelos cabelos no momento exato em que passava. Instantes depois já não era possível pega-lo. Então, a maneira sábia de pegar Kairós é atraindo-o.

Uma oportunidade é gerada quando se promove a parceria de capacidades e de talentos em prol de uma ação de benefício comum que seja extremamente difícil de se fazer por conta própria. Muito mais do que dar, é a capacidade de fazer algo em conjunto com outros, para o bem maior, que alavanca realizações.

Cada e toda pessoa possui uma expertise ímpar. Cada um de nós é singular em algum aspecto. A associação de singularidades possui potencial de descortinar mundos ainda não explorados.

Certo dia encaminhei um e-mail a alguns contatos mencionando uma proposta de uma formação em tutoria, mentoria e coaching. Eu possuía uma metodologia diferenciada, única. Entretanto, tornar a ideia uma ação me demandava uma energia que eu não tinha. Certo dia recebo um telefonema de uma pessoa a quem tinha muita consideração. Ela perguntou detalhes da ideia e combinamos um encontro. Do encontro articulamos a promoção conjunta de um evento que, individualmente não teríamos, nenhum dos dois, possibilidade desenvolver. A parceria gerou inovação, credibilidade e convencimento. Atributos que não se pode comprar.

Mais do que bens, prestígio ou milhares de contatos, é a capacidade de se conectar em torno de que há de melhor e externa-lo é que gera oportunidades. Não é fácil. Talvez já tenhamos feitos movimentos de conexão que deram errado. Entretanto, um novo ponto de vista talvez seja relevante: efetuar conexões que possibilitem a identificação de tendências e de como elas podem afetar as vidas das pessoas. Isto é gerar oportunidades.

Aqui há um ponto relevante a ser considerado. A maioria das pessoas se relaciona exclusivamente com atividades e pessoas que pensam exatamente como elas. Os criadores de oportunidade vão em direção oposta: relacionam-se também com o diferente. O diferente apresenta pontos de vista e soluções até então não percebidas… oportunidades florescem. Não se sentem ameaçados ou afrontados pelas diferenças. Pelo contrário, sabem quem são e as diferenças os encantam pelas possibilidades que portam.

Mas uma surpresa ainda se revela: não é a oportunidade que você gera com alguém ou uma instituição que é o grande fato. As consequências é que são. Depois da experiência de co-criação, coisas inesperadas, que não poderiam ser previstas, surgem. Vão surgindo de modo casual, por meio do compartilhamento, associando-se novos atores.

Este é o convite: conexões intencionais entre pessoas que desenvolvem três características básicas – (1) se envolvem em mundos diferentes dos seus mundos habituais; (2) identificam interesses comuns com os protagonistas destes mundos diferentes; e (3) se comunicam para conectar em torno desses pontos de interesse comum.

O mundo está com fome de oportunidades; à espera de pessoas que criem oportunidades; com expectativa de pegar o seu Kairós.

* Inspirado em fala de Kare Anderson, no TED@IBM, Chicago, em Setembro de 2014.

 

WesleyCaricCol_cViva comPara onde você está indo?paixão

Wesley W. Cavalheiro é Coach Pessoal, Profissional, Executivo, e Corporativo, com Certificação Internacional e Treinador Comportamental formado pelo Instituto de Formação de Treinadores (https://lumen4you.net/agenda/ift/). ‘Seguir’ e contatos: <www.Lumen4You.net/contato>

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s