Estilos de Sombras

por Tom Condon (www.thechangeworks.com)
tradução e adaptação por Wesley Cavalheiro

Um grupo de pesquisadores universitários descobriu que, quando um preletor atribui qualidades a outra pessoa o ouvinte irá automática e inconscientemente atribuir essas características ao preletor. Eles chamaram esse fenômeno de “traço de transferência espontânea”. Ao estudar o Eneagrama, identificamos com precisão determinados estilos de personalidade que são fáceis ou difíceis para lidar. Estes são os estilos de sombra e podem ser experimentados de modo positivo e negativo.

As sombras escuras são as características rejeitadas dentro de nós mesmos que vemos em outros. Elas são evidentes nos tipos de pessoas que não gostamos ou evitamos; que nos contrariam, ameaçam ou nos irritam. Estudar o Eneagrama normalmente nos é revelado pelo menos um estilo de personalidade que personaliza nossa sombra escura.

Um Três, por exemplo, pode ter medo da característica de fobia do Seis de autoderrota porque representa a possibilidade sombria de fracasso, algo que o Três trabalha duro para evitar. O Sete às vezes é frustrado pelo Quatro. A característica deste último para o habitual lamento pode parecer como uma prisão para o Sete, que tenta manter a vida alegre e otimista.

O mesmo Sete poderia, contudo, ser atraído para a capacidade de infelicidade do Quatro. Enquanto conscientemente busca mais escolhas e opções, a maioria dos Sete inconscientemente espera que a vida vá privá-los de diversão. A tendência do Quatro em se aprisionar na miséria é personificada e espelhada uma parte oculta da psique do Sete.

O mais frequente tipo de estilo de sombra escura é um ponto parental, seguido por um ponto de estresse ou ponto de segurança, uma de suas asas ou o seu próprio estilo do Eneagrama. Também se pode encontrar uma sombra escura em um estilo Eneagrama não relacionado que representa o oposto do que se quer estar dentro do próprio estilo.

Geralmente, as pessoas que nos irritam não estão apenas tentando atacar nossos nervos. Suas ações, muitas vezes fluem de uma interpretação sincera de eventos com base em sua visão de mundo e sua autoimagem. O comportamento que assumimos pessoalmente não é realmente dirigido a nós porque as pessoas tratam as outros como elas tratam a si mesmas. Aqueles que nos julgam, julgam-se em primeiro lugar. O Oito que domina sobre você também se domina internamente. O Três que mente aos outros, mente ainda mais para si.

As sombras claras são características e potencialidades positivas que estão latentes dentro de nós, mas que vemos principalmente em outros. Elas são mais evidentes nos tipos de pessoas que admiramos ou rivalizamos, as pessoas que são modelos, heróis ou referências. Ao estudar o Eneagrama, podemos encontrar um padrão para as nossas amizades e um alerta de que estamos constantemente atraídos para pessoas com estilos específicos do Eneagrama. O Dois, por exemplo, muitas vezes aprende a ser independente e a manter limites pessoais do Cinco. O Cinco pensativo e o Três orientado para a ação frequentemente são parceiros, porque cada um tem algo complementar para oferecer ao outro.

Mais sobre Eneagrama:

Eneagrama: um panorama (1) segue

Qual o seu Tipo de Personalidade do Eneagrama segue 

Características dos tipos de personalidade do Eneagrama segue 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s