Formação em Eneagrama

EnneaLumen_Logo3

Aplicado em diversas abordagens – terapias psicanalistas, administração de recursos humanos, inteligência corporativa e governamental, formação de lideranças, etc. – e utilizado por uma variada gama profissionais e tipos de organizações, das pequenas e nacionais às mundiais, passando pelas multinacionais, governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos, o Eneagrama é um sistema que descreve o ser humano, suas relações, expandindo-se para suas organizações e instituições.

Eneagrama: Autoconhecimento e Transformação Pessoal

‘Eneagrama’ é junção de dois termos gregos (Enea= nove; Grama=esquema, gráfico…). É tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontas, referindo os nove tipos de personalidade que considera.

Eneagrama é um caminho de autoconhecimento, crescimento pessoal e relacionamento interpessoal.  Acumula uma tradição de mais de 4.500 anos e nas últimas décadas tem sido muito divulgado como uma grande ferramenta de ajuda em diversas áreas da vida. É uma ponte entre a psicologia e a espiritualidade. É um mapa que ajuda a pessoa a desenvolver as suas potencialidades e a lidar melhor com suas limitações. Ajuda a entender melhor as pessoas e a relacionar-se melhor com elas. É uma ferramenta simples e profunda, clara, prática e muito vivencial.

Ajuda a pessoa a tomar consciência de suas potencialidades e como desenvolvê-las. Ajuda na compreensão das diferenças e no relacionamento interpessoal, no exercício da liderança e na percepção das motivações. Ajuda no trabalho em equipe, na descoberta do potencial e das áreas de interesse e de afinidade.

É um sistema dinâmico, pois não considera a pessoa humana presa a determinismos ou a esquemas fixos. Respeita a singularidade, a originalidade e as peculiaridades do indivíduo, numa perspectiva de  mudança e libertação do determinismo. É um dos poucos sistemas que se preocupam com o comportamento normal e elevado, mais do que com o comportamento doentio.

Condensa uma grande sabedoria psicológica, num modelo compacto  e fácil de compreender, situando-se numa perspectiva de ponte entre a psicologia e a espiritualidade. Enquanto a psicologia procura responder ao ‘Por que’, a espiritualidade dá resposta ao ‘Para onde’… o eneagrama integra estas duas dimensões fundamentais da pessoa humana. É seu primeiro objetivo ajudar a pessoa a se conhecer, a se entender, a ter clareza da estrutura de sua personalidade, com suas energias, suas compulsões, seus valores e potencialidades. Num segundo plano, ajuda a pessoa a compreender os outros, na medida em que entende a estrutura de personalidade que os suporta. Além disso, o Eneagrama propõe, para cada Tipo de personalidade, um caminho próprio de crescimento-integração-amadurecimento, numa relação interna dinâmica  que pressupõe um movimento da pessoa até outros Tipos do círculo.

Se cada ser humano é único… pode parecer odioso querer encaixá-lo em categorias. O Enegarama respeita essa individualidade sagrada de cada pessoa, pois considera um vasto campo de diversos níveis de crescimento, apresentando-se como um meio confiável para traçar um mapa de quem somos e para onde vamos, de maneira a não nos perdermos no caminho.

É um sistema que se manteve vivo… porque funciona: uma psicologia funcional da personalidade, precisa e prática, teoricamente completa e elegante, segundo o parecer de Richard Riso, psicólogo e terapêuta, um dos maiores especialistas do Eneagrama.

 Domingos Cunha, CSh.

A Formação em Eneagrama e Espiritualidade promovida pela Lumen Assessoria visa a proporcionar uma alternativa de aplicação do Eneagrama como sistema de desenvolvimento espiritual no sentido estrito da expressão.

A Formação é dividida em três Módulos.

No Módulo 1 é apresentado o Sistema, sua origem, aspectos contemporâneos associados provenientes, com ênfase nos tipos de personalidade com suas especificidades.

No Módulo 2 são apresentadas alternativas de jornadas de desenvolvimento psicológico e espiritual associando-se o Eneagrama a práticas promotoras da percepção da presença divina, de si mesmo, das pessoas e das circunstancias de contorno, equilíbrio e harmonia.

No Módulo 3 são apresentadas as estruturas psicológicas de cada tipo do Eneagrama e sua dinâmica com ênfase no emprego em terapia, tutoria, mentoria e coaching.

O Módulo 1 é pré-requisito para os Módulos 2 e 3, os quais podem ser feitos em qualquer ordem.

Os conceitos e a metodologia apresentados possuem como fundamento principal os ensinos de Don Richard Riso e Russ Rudson, do The Enneagram Institute, com quem o Prof. Wesley Cavalheiro, coordenador da Formação, teve aulas e treinamentos pessoais culminando em um processo de certificação.

Seja bem vind@ e surpreenda-se…

Contatos e informações segue

Contatos e informações segue

Para dicas, insights, notícias e informações, acesse e ‘curta’ a página no Facebook: https://www.facebook.com/Ennealumen

O que é o Tipo de Personalidade do Eneagrama? Qual o seu Tipo de Personalidade? Como o seu Tipo de Personalidade combina com o de outra pessoa? Respostas segue

Um comentário sobre “Formação em Eneagrama

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s