Tomada de Decisão

 

 

 

 

 

 

Metodologia fundamentada em princípios ancestrais associados a ferramentas contemporâneas de desenvolvimento humano, que proporciona:

a)    Confiança nas pessoas envolvidas, posto que participam de uma atividade criteriosamente planejada e coberta de planejamento claro (serão feitas enumerações tão completas quanto possíveis dos fatores envolvidos, e tantas revisões gerais quantas necessárias, de modo a se obter a certeza de que nenhum aspecto relevante foi omitido);

b)    Disciplina de raciocínio e de procedimento;

c)    Alívio de tensão daqueles que têm a responsabilidade da solução de complexos problemas, os quais, em tempo de crise, podem estar sujeitos a tremendas pressões psicológicas e a condições adversas;

d)    A condução a uma solução por deduções sucessivas e logicamente encadeadas, evitando, quanto possível, omissões, erros, premeditação e precipitação; e

e)    Rapidez na apreciação dos fatos, evitando hesitações e possibilitando decisões mais rápidas, que podem ser exigidas por situações inesperadas, pela sua aplicação contínua.

A metodologia possuí três características básicas: contínua, cíclica, e flexível. Se respeitadas, o resultado enriquecerá quem o utiliza. Se não respeitadas, será tão somente dispêndio de energia sem proveito significativo, ou até mesmo levando a um desastre.

É divida três etapas: a situação, o exame da situação, e a conclusão. Na primeira, definem-se o problema, sua abordagem, e os fatores condicionantes. Na segunda etapa, o exame da situação, coletam-se e relacionam-se os dados relevantes, analisa-se estes dados, lista-se as possíveis soluções, testa-se estas soluções, e escolhe-se a mais apropriada. É nesta etapa que ocorrem os dois mais importantes e difíceis componentes do processo: a criatividade e a determinação dos valores que balizarão a escolha da solução – ambas, quando resultado do desenvolvimento da espiritualidade do ser humano, proporcionam caminhos impares, experiências inigualáveis, um desfrutar de fronteiras alargadas e das bênçãos dos céus. Por fim, a terceira etapa, a conclusão, que explicita a solução escolhida e relaciona as ações decorrentes e necessárias à sua implementação.

A metodologia propicia avaliar objetivamente elementos subjetivos tais como valores e fatores emocionais, incorporando, assim, os diferentes aspectos da natureza humana.

Público Alvo: Equipes corporativas e qualquer pessoa envolvida no enfrentamento de situações que requeiram uma escolha de opção.

Consulte nosso calendário para verificar datas de eventos (palestras e workshops) ou entre em contato para serviços de assessoria ou eventos customizados.

Conheça a metodologia por meio do livro A opção – sobre a arte de escolher caminhos e se entregar com paixão a uma missão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s