Life Coaching

Life Coaching
Um Life Coach é basicamente um sistema de apoio para pessoas que querem fazer alguma mudança nas suas vidas. Há muitas poucas pessoas que não querem se desenvolver e aprimorar, seja pessoalmente ou como profissionais, pais, ou qualquer que seja a área. Mas é difícil de prosseguir sem estímulo e apoio exterior. O mundo contemporâneo é cada vez mais complexo. A cada dia mais variáveis invadem a vida das pessoas e as decisões ficam cada vez mais difíceis. Até a escolha de uma roupa, que deveria ser algo simples, requer cuidado: a hora, o tipo de evento, as pessoas envolvidas, o efeito que se deseja ausar. Quanto mais decisões que envolvam carreira, profissões, família, etc.
A diferença entre coaching e outras formas de desenvolvimento pessoal é principalmente esta: com life coaching, ninguém lhe conta o que fazer, ninguém lhe fala o que a pessoa deveria ser, ninguém a tenta mudar. O que um Life Coach faz é apoiar e encorajar para que a pessoa mesma ache as respostas aos problemas da vida dentro de si mesma.
A metodologia consiste em, primeiramente, orientar a pessoa a definir o que ela de fato quer, aonde realmente que ir e o que ela verdadeiramente quer fazer. O passo seguinte consiste em prover apoio para ajudá-la a seguir naquilo que ela se propõe a fazer, de forma que ela não se desvie dos seus objetivos. É básico da natureza humana: o que somos hoje é a conseqüência do que de tudo bom, ruim ou indiferente com o que lidamos até hoje. Se não gostamos do que somos hoje, então temos que começar a mudar. Isto não é o mesmo que terapia. Terapia, em qualquer que seja a área, possui componentes clínicos, fundamentos médicos, etc. Life Coaching está relacionado a estrutura de pensamento, bom senso, a estar em sintonia com a vida. Não se tenta mudar as pessoas. Busca-se tão somente ajuda-las a encontrar seu caminho na vida por intermédio de um sistema de apoio incondicional.
O que se tem a fazer é escolher as coisas pelas quais se pode passar a fim de construir o futuro desejado. No programa de treinamento, a abordagem verifica porque as pessoas não fazem o que é importante para elas ou não desfrutam do que gostam; descobre-se o que é importante para elas, o que gostam de fazer, e inicia-se a fazer. As pessoas são impulsionadas para cima porque isso lhes é totalmente agradável, divertido e com resultados. Todo o conceito de coaching é voltado a ter as pessoas avançando na direção que elas querem e os avanços que cada um pode fazer tendo apoio incondicional são enormes.

Life Coaching faz ficar fácil
Sem treinar, cantores de ópera não alcançariam as notas altas, os atletas Olímpicos não teriam as grandes medalhas de ouro que penduram ao redor dos seus pescoços e David Beckham não teria estado na posição assinar uma transação de milhões de libras com o Real Madrid.
Atletas de Classe mundial são o principal exemplo de pessoas que podem adquirir muito além dos próprios recursos. Eles podem ter habilidades sem igual e alguns podem ser verdadeiramente talentosos, mas você raramente vê qualquer atleta de topo sem um Coach!
Coachs de atletas treinam nas casas dos atletas e algumas vezes são conhecidos até mesmo como “Personal Trainers”.

Os ricos e famosos
Na realidade, Life Coaches – algumas vezes chamados também de Treinadores Pessoais – têm estado por aí há muito tempo. Seus clientes, entretanto, eram limitados aos ricos e famosos ou, no caso de Treinadores de Executivos, para corporações. Mais de 60% das empresas dos EUA estão utilizando coaching ou técnicas similares para desenvolver suas equipes gerenciais. Na Austrália, recentemente até se teve um Life Coach para uma mini-série de TV. Coach, hoje em dia, não é exclusivo para poucos ricos. Está disponível a qualquer um.

Como se trabalha
Coaching é um processo em comum, onde o treinador guia o progresso do cliente para metas definidas. Estas podem estar relacionadas a relações, carreira, autoconfiança, assuntos financeiros ou um sentimento genérico de intranqüilidade tal qual “estar com a vida fora do rumo”. Coaching é uma relação de um-para-um entre o cliente e o Coach. São seguradas sessões regulares “face a face” ou por intermédio do telefone, com ações desenvolvidas pelo cliente entre cada sessão. Coaches ajudam seus os clientes a identificarem o que querem alcançar, seja relacionado a aspectos pessoais, profissionais ou vida pública. Uma vez identificadas as metas, os Coachs apoiam os clientes, por intermédio de seus métodos, em alcançá-las, ajudando-os a manterem-se na trilha e a superar desafios e obstáculos. Coachs acreditam que os clientes possuem todos os recursos necessários para fazer, ser e ter qualquer coisa que queiram em suas vidas. O trabalho de um Coach permite que seus clientes descubram suas habilidades escondidas e motivações de forma que eles podem tomar ações positivas em direção às suas metas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s